sábado, 11 de fevereiro de 2012

I will always love you


As vezes demoro um pouco para escrever neste blog, esperando algo que realmente me inspire e vença a indolência que me abate... Por muitas vezes abro este blog com coisas minhas, assuntos que rondam meus pensamentos e povoa a minha mente... Desta vez é diferente, desta vez é o sentimento de perder uma referência, de perder um alguém que realmente fez parte de momentos da minha vida. É estranho dizer isso mas é o que eu sinto.
Neste Sábado, dia 11 de fevereiro de 2012 morre Whitney Elizabeth Houston. Celebrada como a "garota de ouro" da indústria fonográfica entre as décadas de 80 e 90 Whitney foi um furacão devastador. Através dela deu-se início a uma nova geração de cantoras. Foi a pioneira no mercado musical das grandes divas românticas e populares.
Sua voz inigualável, seu talento e uma técnica vocal avassaladora, digna das grandes divas negras do soul jazz encaixava em harmonia perfeita com suas melodias apaixonadas e letras sempre cheias de sentimento.
Whitney era única, sua voz fez parte da vida de muitos, suas musicas saiam do cinema diretamente para a mente e os corações das pessoas. Ela não cantava apenas letras de musicas, ela cantava sentimento. Muitas vezes ela apresentava o que sentia. Whitney era intensa.
É algo avassalador para mim a morte de Whitney... Sou filho da década de 80, fui bombardeado por seus sucessos e sinto sua perda da mesma forma como senti a perda de Michael.
Aproveitando logo o citar de outro mito, busco compreender o que leva grandes ícones como tantos outros a perderem o rumo e nos deixar tão cedo?
Para nós, meros mortais, fica sempre a questão: Mas eles tinham tudo, fama, sucesso, bens... O que faz das estrelas perderem seu rumo?
O mais próximo que posso chegar de uma resposta plausível a essa questão é fazendo uma outra : O que nos garante a felicidade?
A felicidade que eu sentia, o amor que me arrebatava a alma ao ouvir a voz de whitney, seria a mesma felicidade que ela sentia? É fácil culpar as drogas como a causa da morte quase sempre por overdose das grandes estrelas, mas sabemos que isso é a consequência do fato. Mas não percebemos que o que levou grandes mitos a acabarem com suas vidas é justamente o fato de eles não terem mais vidas.
Whitney, Michael, Amy, Elvis, Kurt, Joplin... São lendas porque deram suas vidas por seus talentos.... Cantavam porque encantavam, sendo assim, encantos se quebram fácil, são frágeis e perecíveis... A felicidade desses ícones eram cantar sentimentos, muitas vezes sentimentos que não correspondiam aos seus. Viviam assim uma vida fantasiosa com sucessos e mais sucessos profissionais, seus rostos espalhados pelo mundo, suas vozes, suas atitudes julgadas, copiadas, comparadas e criticadas... Tudo isso apenas porque eles doaram o que sabiam fazer de melhor: Cantar!
O yng e o yang é a formula da vida, os opostos sempre caminham lado a lado. O amor e o ódio, a felicidade e a tristeza, o bem e o mal, o sucesso e o fracasso, a vida e a morte. Apenas uma linha ténue no meio disso tudo forma o caminho das pessoas e é fundamental para a humanidade que este caminho se estreite sempre, ao ponto de não existir mais caminho e mesmo assim você ser obrigado a seguir. . .
Pois bem, teorias por mim foram levantadas, mas no fim nada explica ou consola a dor da perda. Whitney para mim foi um sonho. Um sonho de ouvi-la, de presencia-la um dia... E quem sabe poder vê-la cantar.... Não sinto a perda desses cantores citador no post como a maior parte das pessoas que hoje discutem pelas mídias suas vidas conturbadas. E nem digo com isso que me sinto melhor ou pior que alguém. O fato é que, música é parte da minha vida, me alimento delas, me alimento de vozes, de intensidades, de sentimentos, de melodias...
A morte de Whitney Houston para mim é hoje como a morte de pequenas partes de sonhos meus.... Sonhos que hoje se tornam mais inebriados e que perderam a cor... Impossíveis de serem realizados.
E disso tudo só me resta ter em mim a sensação de: "Que pena ver ela partir sem saber que eu amava ouvi-la cantar e o quanto ela foi importante para mim". Como teria sido diferente a vida de todos eles se soubessem de cada um de nós!
Vá com Deus grande diva, que sua alma descanse e sua obra eternize. Olho pro céu e vejo tantas estrelas e sei que quase todas elas estão mortas e o que nos resta é o brilho delas que se mantém intactos... Que sua luz nunca deixe de brilhar!

I Will Always Love You.

Um comentário:

  1. I decided long ago, never to walk in anyone's shadow... If I fail, if I succeed, at least I lived as I believe...

    Uma pena que a indústria da música fez o quê fez com ela. Agora veremos várias demagogias de várias fontes e de várias pessoas. É triste que pessoas como ela só receberão o devido valor depois que se forem...

    E hoje é mais um dia... e mais uma tristeza...

    ResponderExcluir